Freqüento o Yahoo! Respostas e vejo repetidas vezes esse mesmo tipo de pergunta. Qual é o melhor investimento??? A resposta é:
Não existe uma única resposta para essa complexa pergunta!
Ao se tomar a decisão de fazer um investimento, inúmeras variáveis tem de ser avaliadas. A primeira das regras é: liquidar suas dívidas.
Vou simular duas situações, de pessoas com perfis bem diferentes.
· Uma é Maria, funcionária pública, 28 anos, solteira.
· Outro é João, funcionário de empresa privada, 48 anos, casado, 2 filhos.
Maria é jovem (tende a ter menor aversão a riscos), tem sua renda “garantida”, pois é funcionária pública, é solteira, sem filhos, ou seja, pode comprometer boa parte de sua renda, arriscando bastante afim de conseguir maiores ganhos, seus investimentos buscam principalmente realizações pessoais, se algo der errado, é nova, tem seu emprego garantido e pode retomar no ponto onde parou sem maiores prejuízos. Boas opções seriam: uma previdência privada, buscando sua aposentadoria e um fundo de investimento onde pelo menos 70% de sua carteira sejam formadas por ações (renda variável). Onde teríamos um investimento arrojado.
João já tem certa idade (tente a ter maior aversão a riscos), não tem sua renda garantida, de uma hora para outra pode perder sua única fonte de renda que é seu emprego em uma empresa privada. A essa altura é mais complicada sua recolocação no mercado de trabalho, seus investimento já não buscam tanto uma realização pessoal, mas sim uma 3ª idade mais confortável, para João tem de ser um investimento mais conservador, pois não há tempo hábil para recuperações no caso de insucesso nos investimentos.
Citei apenas dois casos, pois facilmente poderíamos selecionar ao acaso 10 pessoas e muito provavelmente não teríamos dois perfis em comum. Pois, um tem casa própria, o outro aluguel, outro ainda está pagando seu imóvel, uns tem filhos, rendas variadas, umas altas outras nem tanto, tem esposas que trabalham, outras não…
As variáveis são inúmeras, portanto não assuma como perfil para investir nada que encontre pronto, ou estude bastante para poder formar o seu perfil ou procure um profissional ou alguém com vasto conhecimento sobre o assunto.
Caso precise de algum auxílio meu msn se encontra na lateral direita do blog.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Dinheiro não traz felicidade... Será??? Quem disse???
Quem nunca ouviu esse ditado? Ou outros como: “os ricos roubam os pobres, dinheiro é coisa do demônio… e inúmeros outros comentários acerca da riqueza em que a faz parecer o pior dos males. Pois bem, isso me parece ser um refúgio que serve de consolo para muitas pessoas.
Muito comum nas famílias de classes mais baixas. Quando criança a maioria dos pais repetem esse ditado para seus filhos como se fosse uma verdade incontestável. Embora muitos deles, que dizem que não gostariam de ser milionários, jogam na mega sena…
Muito comum nas famílias de classes mais baixas. Quando criança a maioria dos pais repetem esse ditado para seus filhos como se fosse uma verdade incontestável. Embora muitos deles, que dizem que não gostariam de ser milionários, jogam na mega sena…
Esse parece ser o maior consolo do pobre!
Dizer que o dinheiro não traz felicidade!
Dizer que o dinheiro não traz felicidade!
Dinheiro não traz felicidade? Como não? Compra belas roupas, proporciona viagens maravilhosas, passeios, sua casa, seu conforto…
- Ah, mas não compra saúde!
É verdade, embora te proporcione uma melhor qualidade de vida não garante sua saúde. E por isso o dinheiro não traz felicidade??? Então ninguém é feliz, pois nada no mundo garante sua saúde.
A questão não é que o pobre com ou sem saúde é infeliz, de maneira alguma, depende muito do conceito de felicidade de cada um, existem milionários infelizes e pobres felizes, mas a questão, ter dinheiro, traz ou não alguma felicidade?
Qual é o seu conceito de felicidade? É evidente que o maior bem, e o que proporcione maior felicidade seja sim a SAÚDE, mas ela sozinha pode não ser capaz de te fazer tão feliz quanto em combinação com outros fatores.
Para aquele que tem uma saúde de ferro… Gostaria de poder viajar, passear, ter uma bela casa, um belo carro, se vestir bem ou nada disso? Se você escolheu tudo isso, para você o dinheiro traz felicidade sim, claro que não é tudo, afinal a saúde é o principal.
Para aquele que tem uma saúde debilitada… Gostaria de poder viajar, passear, ter uma bela casa, um belo carro, se vestir bem ou nada disso? Se você escolheu tudo isso, para você o dinheiro traz felicidade sim, pode te faltar o principal, não vai te trazer a felicidade plena, mas te fará ter uma vida mais confortável.
Se para você felicidade é ter saúde, amigos, familiares próximos… para mim também. E se, além disso, você fosse rico? Seria menos feliz? Não? Então dinheiro traz felicidade sim.
Uma criança que cresce ouvindo isso, pode chegar a juventude acreditando nessa afirmação e pode ter seu futuro comprometido por falta de perspectivas. Ela corre o risco de negligenciar seus estudos e tem grandes chances de se dar contar tarde demais da importância do dinheiro.
Despertar a ambição em um jovem é importantíssimo, tudo na hora e dose certas, mas ela precisa saber que o mundo gira em torno do dinheiro e que ele pode sim trazer muita felicidade e ainda pode lhe trazer um pouco mais de saúde devido a qualidade de vida que o dinheiro proporciona.
Assinar:
Comentários (Atom)